• COMÉRCIO


Por Rafaela Maria

A famosa Sorveteria da Ribeira


A dinâmica comercial da Península Itapagipana é bastante peculiar dentro do contexto da cidade de Salvador, o clima de cidadezinha do interior é influente mesmo no aspecto econômico, logo é possível encontrar áreas com a presença de feiras e outras regiões com pequenos estabelecimentos comerciais, nada grandioso, tudo tem certo toque de simplicidade que reafirma a característica interiorista da região.
As atividades comerciais estão concentradas principalmente na área da Calçada e Uruguai, sendo o bairro da Calçada o centro mais dinâmico do comércio regional, com a presença de lojas, mercados, dentre outros estabelecimentos comerciais. Vale destacar a construção no bairro do Uruguai do Outlet Center, um shopping de confecção.

O comércio de artesanato no Bonfim

O artesanato também está presente na economia Itapagipana, principalmente no Bonfim, próximo à Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, onde existe um centro de comércio de artesanato, pequenas barraquinhas onde se comercializam artigos religiosos e se concentram vendedores das famosas fitinhas para promessas.
No mercado informal, temos a presença dos feirantes que ocupam pontos estratégicos próximos a estabelecimentos comerciais e praças onde estabelecem as “feiras”.
As particularidades da economia Itapagipana é mais um fator que contribui significativamente para a construção de uma identidade diferenciada com relação ao restante da cidade, é nessa perspectiva que o processo rotineiro de compra e venda ultrapassa seu caráter puramente econômico, agregando valores particulares do modo de vida de uma população. 



CREDITO DAS FOTOS: Rafaela Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário