Largos


"Conforme estudos e visitação, utilizamos o site oficial do município de Salvador que aborda a história e cultura de bairros da região metropolitana http://www.culturatododia.salvador.ba.gov.br/, como suporte e ampliação de nossos relatos para este tópico."




Largos
Madragoa


O Largo da Madragoa surgiu com o aterro de uma área de manguezal para a instalação de um circo. No local havia um matagal que os moradores tinham o costume de queimar, construindo uma fogueira no centro. A praça foi inaugurada em 27 de dezembro de 1903, pelo administrador do município, José Eduardo Freire de Carvalho Filho. Contava então com um jardim com árvores, um coreto e um gradil para evitar a depredação da área verde. O nome Madragoa foi dado por ter sido este o lugar onde vivia o crustáceo denominado pelos índios de “madragol”. O largo já foi uma das mais importantes áreas de lazer sócio-cultural da península, sobretudo para a juventude. Com o tempo, o Largo da Madragoa perdeu seu coreto e gradil característico, foi sofrendo com o abandono e sendo deixado pelos antigos freqüentadores. Hoje, encontra-se reformado e com novos equipamentos, como parque infantil, mesas e bancos.

Papagaio


O Largo do Papagaio é hoje um dos principais espaços de lazer de Itapagipe, principalmente esportivo.  Em 2003 foi reformado passando a contar com duas quadras de esportes, equipamentos de ginástica e parque infantil, além de bancos e jardins. Muitos jovens se reúnem nas quadras e na prática de skate. Se em tempos passados o Largo da Madragoa era o ponto da paquera, hoje, o Largo do Papagaio assume essa característica também. À noite, o movimento no Largo aumenta com visita de grupos de amigos e casais. Ao redor do Largo encontramos a Escola Municipal Baronesa de Sauípe, o Clube do Sesi Itapagipe e o popular Campo do Lasca.

Ribeira

No Largo da Ribeira encontramos o final de linha da Ribeira, terminal de ônibus do bairro. O Largo atrai muitos visitantes e moradores que buscam o local para apreciar as delícias da famosa Sorveteria da Ribeira, jogar dominó com os amigos ou simplesmente apreciar a paisagem bucólica da península. O tradicional Clube de Regatas Itapagipe desponta imponente no centro do Largo, próximo ao único teatro do bairro, o Espaço Cultural Cena Um. No lado oposto, junto à Ponta da Penha, a Marina da Penha é opção para festas e shows.

Roma









Também conhecido como “Praça da bandeira”, o Largo de Roma é ponto de encontro de três principais vias da Península de Itapagipe: Caminho de Areia, Avenida Dendezeiros e Avenida Luís Tarquínio. Suas ruas adjacentes ainda preservam as características do passado, com velhas árvores e ruas de paralelepípedos. O Cine Roma era um dos seus grandes atrativos. Hoje reformado para a Construção da Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, pela Associação Obras Sociais Irmã Dulce, que também se localiza nesse logradouro, entre a Avenida Dendezeiros e a Avenida Luiz Tarquínio. Em homenagem à religiosa e à ação que realizou junto à população carente, o Largo de Roma passou a ser nomeado “Praça Irmã Dulce”. Além dos prédios ocupados pelas Obras Sociais de Irmã Dulce, o Largo de Roma tem em seu entorno o Conselho Tutelar de Roma, órgão municipal que zela pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o Hospital São Jorge, a Fundação Cidade Mãe e um pequeno comércio.






Nenhum comentário:

Postar um comentário